Calendário Maia

    No Comments

    O calendário maia foi construído pela civilização maia há mais de 1.500 anos na península de Yucatán, na América Central e, mesmo tendo sido construído em tempos em que a tecnologia era inexistente, funcionava perfeitamente para calcular o tempo no planeta e os ciclos cósmicos.Além disso, detecta o ciclo solar e o ciclo lunar e a data do alinhamento do Planeta Terra com o centro da nossa galáxia, evento que não ocorrera novamente nos próximos 26 mil anos.

    O calendário maia era composto por 2 calendários complementares, que funcionavam como uma engrenagem: o cronômetro galáctico (tzolkin) ou calendário sagrado, com um ciclo de 260 dias e o “ano vago”, com 365 dias, correspondente ao nosso calendário. A coincidência de um mesmo dia nestes dois calendários determinava o final de um ciclo de 52 anos, chamado subciclo, que fazia parte de um grande ciclo. Os registros maias indicam que o último grande ciclo teria começado em agosto de 3.114 a.C., época dos hieróglifos egípcios, e terminaria no ano de 2012 d.C., mais precisamente no dia 21 de dezembro de 2012, quando ocorrerá o alinhamento do sol com o equador da Via Láctea.

    Bibliografia

    Bradden, Gregg. O mistério 2012: predições, profecias e possibilidades.  Trad. de Silva Sarzana. São Paulo, Geração Editorial, 2009. Titulo original: the mistery of 2012. ISBN: 9788561501372.

    Artigos Relacionados

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *