Baba Yaga, a bruxa do pilão

    No Comments
    Baba Yaga voando no seu pilão

    Baba Yaga voando no seu pilãoBaba Yaga é uma feiticeira, um personagem fictício dos contos do folclore russo, definida como uma mulher velha e ossuda, que voa montada sobre um pilão. Vai apagando os vestígios dos rastros que cria com uma vassoura, mas não voa nesta!

    Ela também é conhecida em russo como Baba Yaga Kostianaya Noga, porque, mesmo com um apetite feroz, ela é magra como um esqueleto. Em alguns contos, ela tem duas irmãs mais velhas, que são também chamadas de Baba Yaga, apenas para confundi-lo! Seu nariz é tão longo que encosta no telhado de sua cabana quando ela ronca.

    Sempre que ela aparece, a ventania começa a soprar, as árvores próximas rangem e gemem. Gritos, gemidos e uma série de espíritos a acompanham em suas aventuras.

    Baba Yaga mora nas profundezas da floresta, em uma cabana que parece ter personalidade própria e pode mover-se sobre as patas de um frango gigante. Normalmente a cabana gira em espiral movendo-se pela floresta ou fica em repouso para receber visitas.Casa de Baba Yaga com pés de galinha

    A cabana é envolvida por uma cerca feita de ossos, para manter fora os intrusos! O muro é coberto com crânios em chamas que iluminam a escuridão. As janelas da cabana parecem servir de olhos para a Baba.

    Baba Yaga tem servos fiéis, que são o Cavaleiro Branco, o Cavaleiro Vermelho e o Cavaleiro Negro. Entre seus outros agentes, estão três fantasmas e um ameaçador par de mãos!

    Originalmente, a bruxa Baba Yaga ajudava os puros de coração, devora va os impuros e era concebida como uma entidade do bem, mas com o passar do tempo foram lhe atribuindo um caráter sinistro.

    Veja o desenho animado adaptado para nossa época no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=2KdYEHsXk1k&feature=related.

    Fonte:

    1. Bilibin, Ivan. Baba Yaga. Disponível em: http://www.oldrussia.net/baba.html. Acesso em 24 jul. 2010.

    2. Dedopulos, TIM. Livro dos magos: de Merlin a Harry Potter. Trad. De Marcelo Bastos. São Paulo: Larrouse do Brasil, 2003.

    3. Isaac Bashevis Singer, Stories for Children, Joseph & Koza, pag. 146-151, Farrar, Straus and Giroux, 1991

    4. Shchipak, Maryna . Baba Yaga. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2KdYEHsXk1k&feature=related. Acesso em: 25 jul. 2010.

    Artigos Relacionados

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *